Sabemos que no Brasil todos os homens são obrigados a se alistar para o Serviço Militar quando completam 18 anos. Mas, você faz ideia do que acontece caso alguém não se aliste? Nós fomos atrás dessas informações e não são nada boas.

Todo mundo sabe que as forças armadas de qualquer país, é uma das organizações de maior importância para qualquer nação. E não é diferente no Brasil, por isso todo homem precisa se apresentar a uma junta militar quando completa 18 anos.  

Se a pessoa completar a maioridade no ano corrente, ele precisa se apresentar em uma junta militar de sua cidade ou região até o mês de junho. Ou seja, se você faz aniversário no final do ano, terá que se apresentar até junho.

Essa regra também vale para estrangeiros que foram naturalizados brasileiros. Eles possuem 30 dias a partir do recebimento do visto para se alistar.

E o que acontece se não procurar a junta militar? 

Essa resposta nós obtivemos diretamente do site oficial do governo brasileiro, e lá diz que o jovem ficará em débito com as forças armadas com punição de multa diária de atraso. 

Mas, não é só a multa que você corre o risco de ter que pagar. O homem que não procurar se alistar no Brasil ficará com as seguintes punições decorrentes.

  • Bloqueio para a retirada de passaportes ou renovação do mesmo;
  • Trabalhar em qualquer instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Não pode assinar contratos com nenhum Governo, seja Federal ou municipal.
  • Não pode prestar exames ou se matricular para faculdades, escolas e cursos.
  • Não pode prestar exames de concursos públicos.
  • Não pode emitir a Carteira de Trabalho;
  • Não pode trabalhar com carteira assinada em nenhum cargo público.
  • Não pode receber prêmios como loteria federal, associado ao Governo.

Além de todos esses impedimentos, a multa é no valor de R$ 4,03 dia. Ou seja, quanto mais tempo você levar para regularizar sua situação, maior será o valor pago.

Sabendo disso, acho que você não vai querer deixar de se alistar, não é mesmo?

Essa imagem do próprio site oficial do Governo Brasileiro fala um pouco sobre o não alistamento.

Não fui na Seleção Geral  

Você se alistou, mas quis bancar o esperto e faltou a Seleção Geral. Saiba que ainda estará em débito com o Serviço Militar. Quando uma pessoa não vai para a Seleção, ele fica conhecido como “Refratário” e precisa pagar a mesma multa de não se alistar.

E não só isso, você voltará para a lista da Seleção Geral, correndo o “risco” de ser chamado para os exercícios militares.  

Mas não tenha medo, apesar de tudo o que aprendemos nos filmes. O serviço militar é uma escola de vida. Você vai aprender diversas coisas que poderá levar para toda a vida, e ainda de quebra conseguir um bom dinheiro.

Também existe fortes chances de você ser colocado como “Reservista”. Já que o Brasil não se envolve em combates militares ou missões em larga escala.

Então não tente dar uma de esperto e compareça ao alistamento militar.

Você nasceu no ano 2000 e está prestes a completar 18 anos? Então esse vídeo vai tirar muitas dúvidas suas.

FAÇA UM COMENTÁRIO